segunda-feira, 28 de maio de 2007

Como tem andado a corrupção?


A corrupção tem aumentado ou diminuído no Brasil?

Só podemos responder com certeza, baseados no que a mídia tem publicado. Os valores encontrados são surpreendentes.
Não consideramos nesta análise o escândalo do Banestado, Banco do Estado do Paraná, que foi hors concours no ranking dos escândalos brasileiros dos últimos tempos (a mídia noticiou 150 bilhões!) e que permeou um longo período de corrupção e foi estourar no período de governo Lula.
Dividimos os valores em dois grupos até o período de lançamento deste blog: período do governo FHC (8 anos) e período do governo lula (4,5 anos)
Por um levantamento feito pela equipe deste blog, chegamos à conclusão de que somados os valores dos escândalos temos:
Soma de valores dos desvios de dinheiro público ocorridos no período FHC: 3,689 bilhões;
Soma de valores dos desvios de dinheiro público ocorridos no período de governo Lula: 2,770 bilhões.
Veja-se bem. Aqui não foram considerados as dezenas de escândalos em que não foram noticiados valores, mas que está implícito que ocorreram desvios vultosos. Não foram considerados ainda pequenos desvios que sabemos que ocorrem no “varejo” como prefeituras, ONGs, empresas públicas, corrupção miúda de diversos funcionários públicos, etc. que no total pesariam no bolso do contribuinte.
Só para termos uma idéia prática desses volumes, podemos dizer com certeza que no período FHC deixaram de ser compradas 73.780 casas no valor de R$ 50.000,00. No período Lula já se perdeu 55,400 casas do mesmo valor.

Nenhum comentário: